Saturday, December 16, 2006

O Picadeiro

Bendita inspiração da madrugada!Me faz vir até aqui despejar desejos, notícias, alegrias e até tristezas ás letras, velhas companheiras.

Certa vez fiz uma analogia da vida a um circo.O circo é um lugar completo, digo, todos que vivem num circo expõem as suas habilidades ao seu máximo (ou não) para um público desconhecido, alheio.As minhas 4 palavras de ordem são:Equilíbrio, Reflexão, Percepção e Liberdade.

Como negar o equilíbrio que emana do circo?Tudo é calculado, testado, e é sempre um desafio.Não se enganem, o equilíbrio é consequência dos desafios bem sucedidos, e dos mal sucedidos também.A força do ator, artista ou louco que se exibe é impressionante, de um equilíbrio, uma compenetração, incomparável.

O circo é uma reflexão, um modo de vida, uma decisão.Uma vivência perpétua, não no fato de ESTAR, concretamente, no circo, mas de viver o circo, estar sempre em contato com a arte, com a criação, com o nascimento de novas coisas e idéias.Tudo que nos rodeia é um circo, onde atuamos, como pessoas que gostaríamos de ser ou simplesmente precisamos fingir (fingir não, atuar) ser.

Como já citei anteriormente, o circo, como a vida, é feita de decisões, é um comportamento.A percepção provém da arte.Não existe criação sem percepção, sem visão.O circo é um quebra-cabeças encaixado, onde a arte determina a figura que existe no mesmo.A vida gira com tal velocidade que o seu quebra cabeças nunca fica montado, e a cada dia aumenta o número de peças, á procura de encaixes.

Por fim, a liberdade.Não quero falar das histórias ou contos onde determinado indivíduo foge com o circo e volta anos depois, nem sobre a proteção aos animais que vivem presos, fora de seu habitat, pois essa liberdade é pragmática demais, muito discutível, mas sem reflexão.Quero falar da liberdade de espírito, a lavagem da alma que o circo oferece,a possibilidade de viver bebendo de uma fonte interminável de idéias, criações e de novidade, sempre cheia de cor, algumas vezes cheia de dor, mas sempre livre.Livre para amar, querer, fazer, e fazer o que quiser, sempre.

Pois é, acordar pela manhã é erguer, de novo, o seu próprio picadeiro.Os sentimentos são os ouvintes e atuantes, e o coração é a grande lona que cobre toda a atuação.O circo é mais uma das facetas, representações da vida em pequena escala.

Boa Madrugada.

Quanticum.

No comments: