Thursday, December 20, 2007

Veloz cidade.

Boa Tarde.

Bom, estou de férias.Seria preguiçoso da minha parte não relatar mais nada aqui por muito tempo.

Ontem saí pra andar com os meus patins.Fazia um tempão que eu não andava, eu nem lembrava mais como era bom o sentimento de deslizar pelo chão de concreto, estava com saudades.Saudades daquelas de pessoa mesmo.Eu acho que a saudade personifica qualquer coisa que faça uma certa falta na nossa vida, a saudade dos tempos de criança, do pôr-do-sol, da praia, de jogar bola e suar bastante, isso tudo acaba se tornando, de certa forma, alguém.E você pode sempre visitar esse alguém, sentir, dialogar, dar e receber conhecimento.
Pois ontem eu vi o sol se pôr deslizando pelo chão de olhos fechados, como não fazia há muito tempo.Eu senti que quando curamos essa saudade, temos motivos de sobra pra sorrir por um bom tempo.Ralei meu joelho, cortei o dedo, mas não dei a mínima.A saudade, amigos, é o sangue quente.Não tem ferida que doa tanto pra te tirar da potência do sangue bombeando e esquentando seu corpo inteiro, você nem se lembra e nem quer lembrar daquela ferida que vai sarar logo logo.Essa foi uma das conclusões a que pude chegar escrevendo esse texto, que todas as pessoas deveriam correr um pouco todos os dias, ou fazer algum tipo de exercício pra esquentar o sangue.O sangue quente é o momento que o seu corpo tem liberdade pra decidir no que pensar e no que não pensar, liberando todas as endorfinas que nos fazem sentir bem, sentir livre, se livrando de todas as sujeiras que a gente come, bebe e fuma todos os dias e emporcalham o nosso corpo.
Essas porcarias (que são muito prazerosas, é claro) são os nossos futuros cânceres de pulmão, cirroses hepáticas, diabetes, hérnia de disco, arteriosclerose e outros.Por favor, não achem que eu abomino o uso de qualquer dessas coisas, cada um tem seu livre arbítrio, e a vida é feita para se gastar mesmo.Eu não estou dizendo pra ninguém parar de fazer o que gosta, mas se você tiver um mp3 em casa, coloque as suas músicas preferidas, saia de casa e vá correr, ou andar de bicicleta, de skate, ou se você for como eu, coloque seus patins e voe, pelo menos uma vez.Experimente.Aproveite e me chame também.
Bom, agora voltando ao ponto a que eu me referia no começo, a cura da saudade.Eu percebi, ontem, que a saudade é o sentimento que mais permanece dentro dos nossos corações.A saudade se esconde, fica estigmatizada entre os seus nervos menos sensíveis, à espera de um momento pra explodir e causar em você alguma descarga forte de sentimentos.Quando você vê uma foto, um quadro, uma cena, uma flor, ou qualquer coisa que desperte o gatilho da saudade, alguma parte do seu corpo desaba.Ás vezes num choro torrencial, numa risada interminável, num sorriso de orelha a orelha, num abraço forte.Percebem como todas essas coisas são descargas de sentimentos? A cura da saudade nunca termina, pois a saudade se renova.A cada momento, novas coisas se criam, novas pessoas, novos momentos, e cada um deles tem um lugar reservado para a sua futura saudade.Nós, seres humanos, somos eternos guardadores de saudades.
Sabem o que eu acho muito engraçado nisso tudo? É que nós adoramos guardar saudades.Nós fazemos culto ao que sentimos falta.Nós gostamos de registrar os momentos, as pessoas, os objetos, tudo isso, porque gostamos de sentir falta delas mais tarde! Nós, pequenos homens desse planeta azul, somos escravos do "valor sentimental".Todas as quinquilharias que morrerão antes ou depois de nós e que nós insistimos em guardar e mofar dentro de caixas e mais caixas, são o que são pelo valor sentimental que tem.É engraçado pensar que nós guardamos as nossas saudades, nós adoramos a nossa nostalgia e adoramos a autoflagelação do sentir falta.A saudade é a droga que não ousamos sentir no presente, não ousamos controlar.Ela virá no momento certo, e nos fará muito bem, não importando o que se sinta.Eu sempre achei que todo sentimento valesse a pena, fosse ele triste ou alegre, dentro de todas as suas variações.Agora eu confirmo.Realmente, todo sentimento é bom, e todo sentimento é desejado.Não tenha medo de chorar, pois você adora chorar.Adora tanto que guarda fotos, textos, músicas e todas as coisas que te lembram determinadas coisas e pessoas, só pra poder chorar e fazer aquela saudade escondida dentro de você explodir de novo.

Acho que é a primeira vez que faço isso, mas as músicas que me fizeram pensar e sentir isso foram:
Sting - Lazarus Heart
Sting - Englishman in New York


Boa Tarde

Quanticum.

3 comments:

Anonymous said...

Ahh... a saudade! Não é que eu sinto saudade de tudo? Lembro dos momentos do meu ano, e sinto tanta saudade. Da agonia do terceiro ano aos meus companheiros...
Adorei o texto, estou me identificando mto com eles!
Beijos!!

Anonymous said...

albano, voce é MUITO FODA!
caralho.. eu ultimamente tenho sentido mmmuitas saudades de tudo
e na verdade, cheguei a conclusao de que sempre estou sentido saudades
entao eu seria uma saudosista de carteirinha?
Voce conseguiu falar tudo..tudo, tudo tudo
exatamente..saudade é uma droga..que a gente finge que nao gosta
mas a gente adora
Beijo meu amigo gênio

Anonymous said...

faz tempo que não venho por aqui...

e com um sorrisinho no canto da boca,
que saudade viu!

muito bom Bano,
muito bom!

=)